quinta-feira, 10 de março de 2011

O logotipo com infinitas formas

 
O logotipo com infinitas formas da MIT Media

Mit_media

A MIT Media Lab do Massachusetts Institute of Technology criou um logotipo que é baseado em um sistema visual, um algoritmo que produz um logotipo único para cada pessoa, para docentes, funcionários e alunos. Cada pessoa pode reivindicar e possuir uma forma individual e pode usá-lo em seu cartão de visita um site pessoal. O projeto abrange todas as garantias, cartões de visita, papéis timbrados, Web site, animações, letreiros, etc.

quinta-feira, 3 de março de 2011

A Importância da Publicidade

“A boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói fábricas”. Bill Bernbach.
“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.  Henry Ford
O primeiro é um mito da publicidade mundial e o segundo um dos maiores nomes (senão o maior) da indústria automobilística. E não é que eles têm razão em colocar a publicidade como um grande fator de crescimento de uma empresa?


Mesmo assim, alguns empresários acham que anunciar é gasto e não investimento. Quem pensa assim, certamente não tem presença de mercado e dificilmente vai crescer sem o apoio de uma campanha eficiente, como já comentei sobre as vantagens de se contratar uma agência .
O case da Assolan ilustra muito bem essa relação publicidade x crescimento. Quando o Bombril não estava na mídia, possivelmente achando que seu produto já tinha se transformado em sinônimo de categoria e nunca sairia da liderança, a Assolan investiu pesado e tomou uma fatia considerável da concorrente, obrigando a Bombril ressuscitar o seu eterno garoto-propaganda.
Como o tempo passa e voa, para uma empresa continuar numa boa é necessário que ela e a agência estejam ligadas em investir tanto na publicidade tradicional quanto nas redes sociais, respeitando e se adaptando à característica de cada meio, pois o público está consumindo várias mídias ao mesmo tempo e está cada vez mais exigente em relação à qualidade do que se anuncia. Ou seja, não adianta mais fazer comerciais e ações sem criatividade, porque os mesmos serão criticados pelas pessoas nas mídias sociais e o investimento pode provocar o efeito contrário.
Mas antes de investir em publicidade, o empresário deve arrumar a casa. Do que adianta criar uma campanha “duca” se o produto ou serviço não consegue atender a demanda ou não presta? Quando a empresa tem consciência do valor que vende, a publicidade só ajuda no crescimento dela. Grandes nomes como Bernbach e Ford, além de outras marcas líderes de mercado, não podem estar errados.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Ford não ficou contente com “brincadeira” da concorrente Nissan

Nissan Tiida ao Conar, órgão brasileiro responsável por organizar a publicidade do Brasil. O comercial retratava funcionários da Ford como rappers que faziam uma alusão ao valor do Ford Focus, R$ 3 mil mais caro que o Tiida. Durante o comercial, os funcionários da Ford exibem utopias econômicas como montanhas de dinheiro, chafariz de champagne e outros detalhes.

Reconhecida recentemente pelas suas propagandas engraçadas e polêmicas, a Nissan já fez comerciais parecidos com a Livina e com a Frontier. Vale lembrar que propagandas desse tipo no Brasil não são permitidas no geral, ao contrário de outros países. A Nissan não se pronunciou, mas a maioria deve lembrar do vídeo cômico de desculpas após o comercial da Livina ser vetado.

Provavelmente, acontecerá o mesmo. Se a Ford também apelasse para uma propaganda mostrando as qualidades do Focus, acirraria a disputa sem deixar de lado uma publicidade saudável.

Light Peak – O substituto do USB?

intel-light-peak-laser-300x200Desenvolvido pela Intel em 2009, o Light Peak quer substituir uma série de padrões atualmente vigentes, como SATA, USB e Firewire, e tem uma taxa de transmissão de 10 Gbits/s, com previsão de decuplicar (x10) essa velocidade em até dez anos.

Esta nova interface ótica é capaz de transferir arquivos atingindo altas velocidades. E, diferente do que o nome sugere, ainda não é feita de fibra óptica, mas de cobre. Porém, a Intel espera produzí-la em fibra óptica o quanto antes e, quanto isso acontecer, o Light Peak poderá alcançar até 100 Gbits de velocidade por segundo, o que o tornaria dez vezes mais rápido do que o USB 3.0.

 

Na verdade, o Light Peak em cobre já pode transferir filmes completos em High Definition em menos de 30 segundos, fazer backups de uma lista enorme de MP3 em minutos ou permitir envio de documentos simples sem nenhuma espera.

Um passo importante para a  consolidação da tecnologia, é que a Apple anunciou nesta última quinta-feira (24/02), que o novo MacBook Pro deve contar com interface Thunderbolt ( um nome mais cool para a tecnologia Light Peak da Intel ). Segundo a Apple, a conexão vai transferir dados duas vezes mais rápido que o USB 3.0 e será 12 vezes mais veloz do que o FireWire 800.

Quando a Intel anunciou a novidade, a empresa chegou a declarar que a tecnologia poderia substituir todas as interfaces existentes nos computadores como o FireWire e até o USB 3.0. Se isso for verdade, a batalha entre todas as interfaces começaria em breve, pois o USB, especialmente o 3.0, não poderia sair de cena justamente no momento em que começa a dar as caras no mercado.

Segundo o site TechCrunch, uma das maiores qualidades da tecnologia – e que poderia transformá-la na conexão universal do futuro – é que a entrada Thunderbolt pode suportar dois tipos de conexões, seja PCI Express ou DisplayPort, em uma única porta.  Dessa forma, ao usar um adaptador correto, ele poderia rodar até DVI, HDMI, VGA, FireWire, eSATA e Ethernet.

Via OlharDigital, MeioBit