quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

JB é o primeiro jornal a ter somente a versão online

jornal_do_brasil

 

Observando o twitter (rede social) hoje à tarde, uma notícia me chamou a atenção: a que o Jornal do Brasil está acabando com a sua edição impressa. A baixa de vendas estaria na origem da decisão do proprietário do meio de comunicação.

O jornal, que surgiu em 1891 e foi um dos jornais mais influentes do Brasil, só circulou em papel até o dia 31 de agosto do ano passado. O JB foi o primeiro a ter uma versão na internet.

O diário chegou a vender mais de 150 mil exemplares, mas ultimamente esses números tinham baixado para as 17 mil vendas diárias durante a semana e as 22 mil ao fim-de-semana. Atualmente, o jornal tem 180 empregados, dos quais 60 são jornalistas.

Ainda vasculhando o twitter, encontrei um comentário do coordenador do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), Eduardo Freire: “resta saber se vai conseguir sobreviver na internet”.

E você, acha que todos os jornais impressos vão acabar?
Penso que não, pode ser que alguns fechem. Mas cada meio, tem a sua característica e se complementam.

79% das adolescentes brasileiras se sentem inseguras na Internet

internetPesquisa da organização não governamental Plan Brasil e da Parceria para a Proteção da Criança e do Adolescente (CPP, na sigla em inglês) mostrou que 79% das adolescentes brasileiras não se sentem seguras ao utilizar a internet.

A pesquisa Adolescentes Brasileiras em um Mundo Digital entrevistou 400 jovens de todo o país, por meio de questionários na internet, além de ter sido aplicada também presencialmente em escolas públicas e privadas, nas cidades de São Paulo e Santo André, em 44 meninas e 49 meninos.

Pelo estudo, chegou-se à conclusão que nem mesmo o consentimento dos pais traz sensação de conforto, uma vez que 48% delas afirmaram que os responsáveis não sabem o que elas acessam na rede.

Segundo o gerente da CPP, Luiz Rossi, a falta de familiaridade com as novas tecnologias é um dos fatores que dificultam ações mais efetivas por parte dos pais dos jovens que acessam a internet regularmente. “A atitude é mais de punição do que de orientação, porque eles [pais] não estão sabendo como lidar com uma tecnologia que eles desconhecem”.

As adolescentes, por sua vez, mesmo conhecendo a internet – 27% disseram estar constantemente conectadas e 60% afirmaram conhecer os perigos da rede – ainda não sabem como se defender quando diante de situações aparentemente arriscadas. Apenas um terço declarou saber a quem e como relatar uma situação de perigo online.

O problema aumenta em relação às famílias de menor renda, nas quais as jovens, em sua maioria, usam o computador fora de casa, em geral numa lan house. “Algumas crianças de mais baixa renda têm acesso em casa, mas é uma minoria, a maioria é em lan house”. Nesse ambientes, destaca Rossi, existe pouco controle sobre o que os jovens acessam a rede.

Além disso, as famílias com menos condições financeiras têm, em média, menos conhecimento sobre as novidades da informática. “Os pais não sabem o que está acontecendo porque não usam a internet e não sabem como fazê-lo”, ressaltou.

A situação acaba por deixar vulneráveis especialmente as meninas, na avaliação de Rossi. “Isso porque, tradicionalmente, elas são mais abusadas e exploradas sexualmente, mesmo na sua vida presencial”. Segundo ele, essa também foi a percepção geral dos jovens ouvidos pelo estudo.

A exposição das meninas ao risco de abusos é, de acordo com Rossi, outro ponto que se agrava nas classes mais baixas. “Hoje, as meninas estão apresentando uma forma de sexualidade muito desenvolvida, precocemente, principalmente nas comunidades de mais baixa renda”.

Os riscos existentes no cotidiano das jovens é ampliado com o aumento das interações possibilitado pelas novas tecnologias. “Com a internet, criam-se mais conexões. A não precaução das adolescentes com quem elas estão conversando online faz com que corram mais risco”, explica Rossi. Ele ressalta, ainda, que a falta de precaução na rede é maior entre as jovens que vivem em situação de maior risco no dia a dia, como as que residem em comunidades carentes.

Agência Brasil

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Aumentando rapidamente os visitantes do seu site.

internet1Uma das maiores conquistas para o dono de um site é conseguir ter uma quantia alta de visitantes diários. Na seção de SEO tenho falado de técnicas para melhorar o posicionamento de seu site no google, assim como pontos a serem melhorados para que seu site consiga ter sucesso na web.

Hoje vou falar sobre uma das formas de se conseguir um ótimo tráfego de visitantes para seu site de forma rápida. Não são técnicas de surfer’s ou troca de visitas, onde 99% dos visitantes não tem interesse pelo assunto de seu site e dificilmente voltariam a visitá-lo ou adicionariam o mesmo em seus favoritos. É uma forma de se conseguir visitantes reais e com grandes chances de se tornarem visitantes assíduos.

Mas como tudo isso é possível? Através do que chamamos de Agregadores! São sites com um fluxo de visitantes bem alto, que mostram notícias de diversos sites, ou seja, enviam visitantes todos os dias para diversos sites e um desses sites pode ser o seu.

Para isso, basta você enviar uma notícia sua para o agregador, que se estiver respeitando as diretrizes (não sendo conteúdo ilegal, pirataria, ofensas raciais, etc) e que o dono do agregador achar que seja interessante, ele será postado e então você terá muitas visitas.

Eu mesmo andei testando diversos agregadores e posso dizer que estou satisfeito com o retorno que eles tem me dado. Fiz uma lista com os agregadores que gostei e estou usando frequentemente. Veja abaixo:

- Ocioso: Com certeza o que me trouxe os melhores tráfegos. Consegui em média 3 mil visitantes por dia, sempre que uma matéria minha foi parar no Ocioso. Sempre vejo matérias que tem um título que atrai as pessoas, tendo 15-20 mil visitas diárias…no meu caso ainda não consegui essa façanha. Somente aceita 1 link por dia e tem grande concorrência para conseguir a aprovação do seu link, você precisará ter persistência para conseguir ter um link postado no Ocioso.

- LinkLog: O segundo melhor nos retornos de visitantes. Já consegui cerca de 600-700 visitantes diários com ele. Também é bem concorrido para enviar uma matéria e você só conseguirá enviar 1 link por dia.

- LinkIrado: Esse ficou em terceiro lugar, tendo um retorno de 100 visitantes em média. O bom do LinkIrado é a facilidade para a sua matéria ser aprovada e aparecer no site. Normalmente nos sites citados acima as chances de uma matéria enviada ser aprovada é muito menor que no LinkIrado.

- Linkes: Site muito fácil para enviar uma matéria, podendo enviar mais de 1 link por dia. As chances do seu link ser indexado no site são gigantescas. Conta ainda com um sistema de parceria de banner. Infelizmente tem sido o que menos tráfego tem me trazido, cerca de 10-15 visitantes diários, porém o site tem grande potencial de crescimento e continua sendo mais uma fonte de visitas.

- Colmeia: Muita gente fala bem dele, dizem que é um dos grandes agregadores da Internet, sendo talvez tão eficaz quanto o Ocioso. Ainda não consegui ter um link aprovado nele para saber o quanto de verdade existe nesses relatos. Quando conseguir ter um link aprovado, colocarei aqui o retorno que eu tiver dele.

Pronto, agora é só começar a enviar seus link’s e aproveitar. Sem dúvida, mais uma forma do seu site crescer em diversos sentidos e até mesmo aumentar os links indexados para pesquisas do Google.

Conhece outro agregador muito bom? Então deixe seu comentário nos campos logo abaixo!

Converta online arquivos, vídeos, músicas e muito mais.

Agora quando você precisar fazer uma conversão de algum arquivo de música, vídeo ou algum documento, não vai mais precisar sair procurando na internet um programa para fazer essa tarefa.

Com o site Online-Converter você pode converter músicas de diferentes extensões como AAC, FLAC, M4A, MP3, WAV, WMA, etc. Além disso ainda é possível converter vídeos de diversos formatos, até mesmo para formatos específicos de PSP, PlayStation 3, Iphone, Ipod, Wii, entre muitos outros.

Como não podia ficar de fora, conversões de imagens estão inclusas (muito útil por sinal), assim como de documentos (doc, pdf, docx, etc), ebook e hash generator.

onlineconverter

Acredito que de forma gratuita, pela web e sem instalar nada, o site não poderia ser mais completo.

Experimente, aposto que será muito útil algum dia para você também.

Site da ferramenta: Online-Converter

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Comitê Olímpico Brasileiro anuncia hoje a marca dos Jogos Olímpicos do Rio 2016

TE: Conforme a notícia, o novo site oficial do Rio 2016 já está no ar, com a nova marca revelada:

Ao entrar no site oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, encontramos o aviso acima.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, a nova marca será apresentada hoje, sim, último dia de 2010, em momento bastante propício: às 22h, em Copacabana, na festa de fim de ano mais famosa do país. Será o momento de apresentar aos cariocas in loco e a todos os interessados a marca oficial do evento.

Lá, durante a festa, a marca será projetada em um grande telão na praia. Para nós que não estamos no Rio de Janeiro, também será lançado o novo site dos Jogos, no mesmo endereço, já com a nova marca.

O Comitê Olímpico Brasileiro comentou um pouco sobre o processo de concorrência entre agências para a criação da nova marca: 139 escritórios brasileiros, de nove estados, participaram do processo seletivo. Uma vez escolhida a agência vencedora, todo o projeto foi concebido em uma sala sem qualquer conexão externa e com controle de acessos de pessoas e objetos para garantir total confidencialidade.

Por enquanto, podemos acompanhar um vídeo-teaser que explora um pouco do que foi levado em consideração na criação da marca. Ao que parece, algo que será explorado é o fato de que o melhor do Rio de Janeiro são as pessoas:

Quer checar outros posts sobre o assunto? O Merigo já havia comentado sobre os logos das candidaturas (lá, temos a marca utilizada para a candidatura do Rio de Janeiro e suas concorrentes no pleito) e também comentou sobre os Jogos de 2012 em Londres.

Google vai distribuir 10,000 aparelhos de TV

Uma ótima oportunidade para desenvolvedores interessados em adaptar seus websites para o Google TV. O Google está planejando distribuir gratuitamente 10 mil aparelhos de TV. Os primeiros 3 mil aparelhos serão distribuídos no Adobe MAX conference, outra parte será distribuída entre desenvolvedores do Google Code e finalmente, se você é desenvolvedor e quer ganhar uma TV basta preencher esse formulário falando sobre o motivo pelo qual está interessado em adaptar seu site para o Google TV, a empresa vai distribuir gratuitamente 2,500 aparelhos para as melhores propostas.

Se você quer conhecer um pouco mais, o Google colocou online uma galeria com alguns sites que já foram adaptados. Para começar a desenvolver agora para o Google TV, visite a documentação oficial e para obter ajuda foi criado um fórum, assim você terá a oportunidade de manter contato com outros desenvolvedores.

Google lança eBookstore

Os rumores eram fortes e se concretizaram hoje (6/12): O Google lançou sua loja virtual de livros, a eBookstore. O acervo conta com centenas de livros, muitos deles de leitura gratuita. Os títulos pagos não estão disponíveis no Brasil.

São mais de 3 milhões de livros disponíveis em qualquer tipo de disponsitivo, seja ele laptops, netbooks, tablets, smartphones ou e-reader. Inclusive, é possível baixar aplicativos para o iOS da Apple e Android, do Google.

O acervo da eBookstore usa os livros já digitalizados para o Google Books e somente livros públicos ou de editoras que permitem a venda estão disponíveis, mas o acervo deve crescer, já que o Google Books possui 15 milhões de livros de mais de 35,000 autores de mais de 100 países em mais de 400 idiomas.

Assista abaixo o vídeo que explica melhor a Google eBookStore:

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